Dores


Hellah estava triste e não havia o motivo. Talvez, em verdade, não estivesse, posto que observava agora o fato de  ao que todas as evidências explicitassem  sempre haver sido assim. Difícil era chegar a conclusão tão extrema: a tristeza não lhe era um estado de alegrias ausentes, mas uma característica intrínseca que se mostrava presente  e com certeza irremediável  mesmo nos momentos de maior felicidade.

Só não sabia o motivo de sentir  talvez nem mesmo houvesse um que justificasse  tristuras tão plenas e dolorosas em todo o seu ser. Que lugar era esse cujo tempo não lhe cabia? Que tempo era esse cujos espaços não a podiam preencher?

Nessas horas pensava em morrer, mas logo desiludia-se com a ingenuidade frágil da ideia. Hellah sabia que sair desta vida era renascer em outros mundos. E se havia algo que Hellah não queria de forma alguma era renascer; por nada que desejaria tortura assim tão maior do que viver, o renascimento  começar tudo de novo.

Hoje, cansaço era tão absoluto a ponto de suplantar qualquer outro tipo de sofrimento. Assim, as perguntas que a angustiavam resumiam-se em única dúvida. Por que não se pode simplesmente desistir, assim como atleta que abandona o campeonato ou criança que se cansa da brincadeira?

Não podia mais suportar as frustrações que lhe atacavam de todos os lados, mesmo quando pareciam improváveis ou mesmo impossíveis. Se bem que, raciocinasse com mais imparcialidade e descobriria a parte de responsabilidade que lhe cabia. Fato era que a dor existia e ignorava qualquer raciocínio sensato e ponderado que sugerisse o seu fim  ou mesmo sua existência em grau menos intenso. Sabia-se diferente e pode ser que as razões todas de suas tristezas partissem daí.

Que mal poderia haver em possuir asas? Pode ser que tudo fosse diferente num tempo em que todos soubessem voar... Se admitisse que as coisas nem eram assim tão difíceis, não haveria mais as justificativas para não fazê-las. Aí então descobriria que talvez a resposta procurada fosse, tão somente, começar as lições de ensinamento, mesmo embora soubesse da grandeza de incapacidades que havia no mundo.